Para começar essa atividade encontre uma área de concreto plana e seca para praticar, como estacionamento vazios, parques ou quadras são ótimos para praticar. Veja se a patinação é permitida no local para não atrapalhar ninguém.
Pratique ficar de pé e se equilibrar nos patins. Fique de pé perto de uma parede ou de outro apoio para realizar esse exercício, com os pés separados em cerca de 15 a 25 cm e os joelhos dobrados e empurrados para a frente em uma posição de V.
Incline-se um pouco para frente a partir da cintura e estique os braços para frente para manter o equilíbrio. Olhe para frente. Procure se equilibrar nessa posição inicialmente para sentir a postura e os patins.
Mantenha os pés separados pela largura dos ombros e os joelhos levemente dobrados para se manter equilibrado e estável.
No começo, você pode tentar se acostumar com os patins andando um pouco na grama. Em seguida, volte para uma superfície lisa e fique na posição descrita acima.
Dê passos curtos para se sentir confortável. Quando for patinar pela primeira vez, vai parecer que você está andando com sapatos escorregadios.
Aprender a manter seu peso sobre os patins é a melhor forma de se acostumar. Dê passos curtos antes de começar a patinar de verdade, ou seus pés escorregarão embaixo de você.
Conforme praticar, tente ir um pouco mais rápido a cada vez para encorajar seu senso de equilíbrio com movimento. Mantenha sua velocidade moderada.
Você provavelmente vai perceber que os seus pés estão se afastando enquanto tenta manter o equilíbrio. Fique equilibrado e continue, procurando aproximar os pés.
Aumente a velocidade quando começar a se sentir confortável. Ao dar um passo para frente com um dos pés, dê impulso com o outro e deslize para frente sobre o primeiro pé. Leve o pé que deu o impulso para frente depois do passo e transfira seu peso para ele.
Em seguida, dê impulso com o outro pé. Continue alternando os pés e você estará patinando.
Aprenda a se equilibrar em cada perna enquanto desliza. Transfira o peso do pé de trás para o da frente ao dar impulso e deslizar. Comece bem devagar até que o movimento fique natural.
Pratique a patinação em um pé só apenas depois de um tempo. Quanto mais confortável você ficar em cada pé independentemente, melhor patinador será. Deslize sobre o pé esquerdo, depois sobre o direito, em turnos, e deixe o pé que não está deslizando fora do chão para ficar mais confortável.
Aprenda a parar usando o freio. Embora alguns iniciantes prefiram parar batendo em algo, há diversas formas de interromper o movimento que não envolvem se chocar contra uma parede.
Você ficará mais confortável sobre seus patins se aprender a parar direito.
A maioria dos patins inline tem freios na parte de trás. Para parar, coloque um pé na frente do outro e levante os dedos do pé da frente enquanto se inclina para trás, ajudando o freio a se esfregar no chão para deixar você mais lento. Pratique devagar.
Quando ficar mais confortável sobre os patins, pode virar os tornozelos para dentro ou para fora para formar um V ou colocar um pé perpendicular ao outro para fazer um T. Essa técnica é muito usada na patinação no gelo, permitindo a você usar as rodas como freios.
Dicas.
- Leve água para o caso de ficar desidratado.
- Quando estiver começando, chame alguém para apoia-lo caso caia. Caso precise de um professor cliqueAqui.
- Pratique no concreto seco, pois a chuva pode deixa-lo bastante escorregadio.
- Não dê passos altos ou largos e mantenha os joelhos dobrados.
- Caso decida comprar um patins, veja aqui se tem alguns de seu interesse.