O patins voltou a ser popular como antigamente, muitas pessoas amam patinar. Aprender a andar de patins é um processo. Você precisa trabalhar no seu equilíbrio, praticar as curvas e entender como acelerar e diminuir a velocidade. No entanto, a parte mais importante é aprender a frear.
Que tal aprender a frear em cunha, abra bem as pernas e vire os dedos para dentro para aumentar o atrito leia o artigo até o final e veja os 4 passos que preparamos para você.
Passo 1
Abra as pernas além da largura dos ombros.
A maioria dos patinadores anda com os pés alinhados com os ombros. Porém, para aumentar a eficácia do freio em cunha, você precisa de uma base mais ampla. Também é recomendado dobrar um pouco os joelhos. Tome cuidado para não abrir as pernas demais e fazer uma pressão excessiva nos músculos. Basta separá-las um pouco além do o normal.
Passo 2
Vire os dedos levemente para dentro.
Angule levemente os pés e aponte-os um para o outro. A tendência natural dos pés é fechar o espaço entre eles, portanto, tome cuidado para não diminuir a sua base.
Também é importante não virar os pés muito para dentro. Do contrário, você pode acabar caindo. Angule-os apenas o bastante para ter certeza de que eles não estão apontados para a frente.
Virar os dedos para dentro faz com que as rodas deslizem na diagonal, aumentando a fricção dos patins com o chão. O atrito é o responsável pela freada.
Passo 3
Junte lentamente os pés.
Virar os dedos para dentro vai reduzir a sua velocidade, porém, para parar de verdade, você precisa juntar os seus pés. Isso vale principalmente para quando você precisa frear rapidamente. Sair de uma base ampla para uma mais estreita pode fazer com que você perca um pouco o equilíbrio, logo, vá devagar e mantenha os joelhos sempre flexionados.
Passo 4
Encoste as rodas internas uma na outra.
Quando os seus pés estiverem próximos o bastante, com os dedos virados para dentro, ajuste a base de forma a colocar as rodas dianteiras levemente em contato uma com a outra. A fricção das rodas vai reduzir a sua velocidade até você parar. Novamente, lembre-se de não bater as rodas uma na outra e de não esfregá-las com tanta força que a freada seja muito abrupta. Do contrário, você perderá o equilíbrio e cairá de cara no chão.
Dicas.
Use sempre o equipamento de proteção clique – capacete, cotoveleiras e joelheiras principalmente se for patinador iniciante. Aprender a frear exige prática. Caso não consiga executar a técnica com perfeição logo no inicio, continue tentando que você irá conseguir.
Deixa seu comentário abaixo nos dizendo como foi sua experiência aprenda a frear em cunha.