O patins voltou a ser popular como antigamente, muitas pessoas amam patinar. Aprender a andar de patins é um processo. Você precisa trabalhar no seu equilíbrio, praticar as curvas e entender como acelerar e diminuir a velocidade. No entanto, a parte mais importante é aprender a frear.
Sabendo disso preparamos para você 7 passos para aprender a frear em T.
Passo 1
Flexione os joelhos.
O melhor é sempre patinar com os joelhos dobrados. Porém, flexioná-los é ainda mais importante na hora de frear.
Dobrar os joelhos ajuda a manter o equilíbrio e também deixa o movimento mais fácil. Você não precisa agachar como se fosse sentar, basta flexionar os joelhos um pouquinho para jogar o seu centro de gravidade para baixo.
O nível de flexão necessário vai depender da sua altura. Quem é alto deve dobrar os joelhos um pouco mais para manter o equilíbrio.
Passo 2
Leve o seu pé não dominante para trás.
Ainda em movimento, cruze as pernas, deslizando o pé não dominante para trás. O pé não dominante é aquele com o qual você tem mais dificuldade para fazer coisas como chutar uma bola.
Ao mesmo tempo em que o desliza para trás, leve o pé dominante um pouco mais à frente. Mantenha os pés virados para frente, por enquanto.
Jogue a maior parte do peso do corpo no pé dianteiro. No começo, você vai se sentir um pouco estranho.
O movimento precisa de equilíbrio para ser executado, logo, pratique bastante. Tirar o peso do pé de trás vai ajudar quando você precisar movê-lo para frear.
Passo 3
Tire o pé traseiro do chão.
Levante o pé de trás do chão até conseguir virá-lo de lado. Não precisa colocá-lo muito no alto. Porém, tome cuidado para que ele não encoste no chão até estar posicionado corretamente. Você precisará passar um tempo patinando apenas com o pé dianteiro.
Passo 4
Coloque o pé traseiro perpendicular ao dianteiro.
Faça isso ao mesmo tempo em que levante o pé para que o movimento seja fluido. Quando terminar, o seu pé deve ficar de lado, com os dedos bem apontados para fora. A ideia é que ele forme um ângulo de 90° com o pé da frente.
Passo 5
Coloque o pé traseiro de volta no chão.
Vá com calma. Não bata o pé com força no chão. Abaixe-o com cuidado, perpendicularmente ao pé dianteiro e sem descruzar as pernas. Ele deve estar a mais ou menos 30 cm de distância do pé da frente.
Não coloque muito peso no pé traseiro na hora de abaixá-lo. Basta fazer um pouquinho de pressão.
A transição entre levantar, virar e abaixar o pé deve ser rápida e fluida. O objetivo é que os três movimentos pareçam praticamente um só.
Lembre-se de que, como as suas pernas estão cruzadas e o seu pé traseiro, virado para fora, quando você o abaixar, ele ficará levemente angulado com relação ao seu coro. O patim dianteiro permanecerá retinho, mas o traseiro ficará inclinado.
Passo 6
Mantenha o quadril virado para a frente.
Caso deixe o quadril virar para o lado, você se sentirá mais confortável, mas pode começar a girar ou a mudar de direção. Você não conseguirá continuar andando em linha reta. Preste atenção para manter o quadril sempre para a frente, na direção do pé dianteiro. Vai incomodar um pouco, logo, procure manter a concentração.
Passo 7
Arraste o pé traseiro até parar.
Não coloque o seu peso no pé de trás. Basta fazer um pouco de pressão para reduzir a velocidade. Quanto mais pressão você fizer, mais rápido vai frear. Analise o espaço disponível para a freada e calcule a pressão de acordo com a distância.
Dicas.
Use sempre o equipamento de proteção – capacete, cotoveleiras e joelheiras principalmente se for patinador iniciante. Aprender a frear exige prática. Caso não consiga executar a técnica com perfeição logo no inicio, continue tentando. que você ira conseguir.
Leia também nosso artigo Aprenda a Frear em cunnha.